------------------------------------------------------------------------------

Participe do forúm, faça seu cadastro registrando abaixo...


Usuários cadastrados recebem nossa newsletter sempre que uma novidade for adicionada ao site, alem de ficarem livres deste banner que aparece no topo do forum para os visitantes...


atenciosamente,
Equipe E-music Planet!!!



 
Portal E-musicplanet  InícioInício  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 O Que é FLAC e Suas Vantagens

Ir em baixo 
AutorMensagem
djguilherme
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 24
Idade : 33
Localização : Blumenau
Data de inscrição : 02/01/2008

MensagemAssunto: O Que é FLAC e Suas Vantagens   Ter Jul 21, 2009 1:24 am

FLAC é um codec de áudio e a abreviação significa Free Lossless Audio Codec (Compressor/Descompressor de Áudio Livre de Perdas) e é um formato similar ao MP3, mas infinitamente superior em termos de qualidade, já que não existe perda. O FLAC é comparável ao formato WAV em termos de qualidade e ainda tem algumas vantagens, como você verá abaixo.

A compressão feita pelo codec FLAC não remove qualquer informação nos dados, como acontece com codecs como MP3, AAC, Vorbis e outros, que cortam freqüências (entenda como instrumentos musicais) e removem informações no áudio, descartando assim dados importantes da música.

FLAC usa um processo similar ao usado pelo WinZip, WinRAR e tantos outros programas que comprimem dados sem descartar nenhuma informação,(TEM COMO DESCOMPACTAR DEPOIS) exceto pelo fato de que com FLAC a compressão é muito melhor porque ele foi programado especificamente para áudio e você pode ouvi-lo em muitos aparelhos e softwares, como por exemplo, o Windows Media Player, o Winamp ou qualquer outro aplicativo que utilize o filtro Directshow(FOOBAR2000 é o mais recomendado). E isso acontece em tempo real e sem forçar seu sistema, exatamente como um MP3.

Se o FLAC for comparado com um formato como WAV, a principal vantagem está na redução no tamanho do arquivo(MOTIVO PELO QUAL SÓ POSTAREI FLACS), proporcionando então um melhor armazenamento, que geralmente fica de 40% a 50% menor. Além disso, o FLAC tem a habilidade de embutir MetaData ou Tags (dados sobre os dados) dentro do arquivo de áudio, que são similares às IDE3 Tags dos MP3, o que não é possível no WAV. Essas Tags ou rótulos são usados para armazenar informações importantes tal como o nome do artista, da música, a fonte, o ano, imagem da capa e etc. Você deve incluir estas Tags ou rótulos sempre que extrair (ripar) um CD, para que seja possível organizar e encontrar facilmente as músicas nas suas bibliotecas digitais.

!!Se você não Liga para a organização dos seus albúns, bem como espaço em disco e / ou for gravar o disco em CD de aúdio, dê uma olhada nesse tutorial, ele ensina a descompactar o FLAC e trazê-lo ao WAV original!!!

Tópico: Tutorial Gravando CD de Áudio Lossless

Se o codec FLAC for comparado ao MP3, a maior diferença está na integridade da fonte do áudio, que é mantida no FLAC, o que não acontece no MP3. E como mencionei, você pode usar suas músicas codificadas com o codec FLAC normalmente no seu computador, como se fossem MP3.

FLAC é o mais popular e eficiente formato usado por proprietários de CDs que desejam preservar suas coleções e ou tornar sua biblioteca digital, perfeita. Se o CD original for perdido ou arranhado, uma cópia em FLAC das faixas do CD garantirão uma exata duplicação deste em qualquer momento. Uma restauração a partir de um arquivo como MP3 é impossível.

Informações Técnicas e Detalhes Sobre Codificações

Para aqueles que gostam de informações técnicas, serei breve nos exemplos e explicações sobre o processo de compressão de arquivos de músicas.

Muitos codificadores usam um Low Pass Filter para codificar (a partir de agora usarei a abreviação LPF). O filtro é configurado para cortar freqüências acima de certo ponto e deixar outras freqüências passarem. A razão pelo qual eles foram programados para fazerem isso é que freqüências altas são mais difíceis de codificar, e como a maioria dos computadores da década passada (década do surgimento do MP3) eram lentos, a única solução foi essa.

Codificadores configurados em 128 Kbps tipicamente usam um LPF ajustado para cortar em 15 kHz e muito raramente em 16 kHz, dependendo do fabricante do codec. Isso significa que as freqüências mais lindas, ou os instrumentos mais agradáveis são cortados. Quando se aumenta ou se configura o bit rate (bitragem) para 192 Kbps, por exemplo, o LPF é configurado para cortar as freqüências acima de 17 kHz. Mas mesmo um MP3 com bit rate de 320 Kbps, que é a máxima configuração para codecs MP3, e que se aproxima do limite de freqüências que nós humanos conseguimos ouvir, que é 20 kHz, ainda aplica muita compressão no áudio, e é possível notar claramente a diferença se comparado a um FLAC, que é encorpado, enquanto que o MP3 com 320 Kbps deixa muito a desejar, como você verá nas imagens abaixo.

As codificações mostradas nas imagens abaixo foram todas feitas usando o dBpowerAmp Music Converter, e o codec LAME mp3 v3.97, que é o melhor codec de MP3 da atualidade, principalmente por também ter o código aberto, como o FLAC.

As imagens servirão de base para um futuro tutorial ou para aqueles que queiram se aprofundar no assunto. Existe uma pequena diferença entre a imagem 1 e as outras, e isso se deve ao fato de que a resolução do monitor usado para capturar a imagem 1 é diferente do monitor usado para capturar as outras. Mas não deverá ser um problema ou dificultar nenhuma comparação, e caso isso aconteça, poderei fazer outros testes e editar esta postagem.


Imagem 1 - codificada com FLAC


Imagem 2 - codificada com LAME 128kpbs


Imagem 3 - codificada com LAME 192kpbs


Imagem 4 - codificada com LAME 320kpbs


Se forem comparadas, as imagens 1 e 4, facilmente a diferença entre um FLAC e um MP3 com 320 Kbps codificado com o codec LAME mp3 será notada. Você também conseguira visualizar os artifícios da compressão facilmente.

O codec FLAC foi programado para ser flexível e ajustável aos avanços tecnológicos futuros, e além de ter o código aberto, tem todas as vantagens que mencionei aqui e muitas outras, que não convém citar neste momento. FLAC é o codec lossless do futuro, e assim que a massa descobri-lo forçará os fabricantes a adotá-lo como o codec padrão para áudio, como aconteceu com o MP3 a mais de 10 anos atrás, quando a internet era discada e exigia que as músicas fossem codificadas tão severamente para que fossem adicionadas em páginas na internet.


As músicas continuarão sendo produzidas como são, mas os codecs não. Se você quer arquivar e ou fazer backups dos seus CD, ou criar bibliotecas digitais, altamente sugiro começar a usar o codec FLAC, que lhe servirá para todos os propósitos!


Obs. O texto foi adaptado de um Tutorial do DoctorBR do guia do hardware

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://emusicplanet.rg3.net/
SPECTRUM JF
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 378
Idade : 42
Localização : MG - Brasil
Data de inscrição : 29/12/2007

MensagemAssunto: Re: O Que é FLAC e Suas Vantagens   Ter Jul 21, 2009 3:36 am

otima dica Guilherme....muito bem explicado.....

_________________
Aprenda alguns comandos da janela de postar do forum: click aqui

............
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://emusicplanet.forumeiros.com
 
O Que é FLAC e Suas Vantagens
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ser diferente tem suas vantagens - one-shot-
» MP3 vs AAC vs FLAC vs CD
» Leitor de mp3 / flac
» Ajuda - DAC / PC / Flac / CD
» Vantagens e desvantagens do motor controlado por oscilador de quartz...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Atualizações e regras E-music Planet :: Tutoriais-
Ir para: