------------------------------------------------------------------------------

Participe do forúm, faça seu cadastro registrando abaixo...


Usuários cadastrados recebem nossa newsletter sempre que uma novidade for adicionada ao site, alem de ficarem livres deste banner que aparece no topo do forum para os visitantes...


atenciosamente,
Equipe E-music Planet!!!



 
Portal E-musicplanet  InícioInício  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 29/02 Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJ

Ir em baixo 
AutorMensagem
SPECTRUM JF
Administrador
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 378
Idade : 42
Localização : MG - Brasil
Data de inscrição : 29/12/2007

MensagemAssunto: 29/02 Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJ   Sex Fev 29, 2008 10:57 pm

Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJs




Quando a cerimônia de abertura da Campus Party levou ao palco na segunda (11) a Reac Table, eram poucas as pessoas que já sabiam do que se tratava. A mesa com superfície azul sobre a qual eram movimentados objetos de plástico para criar música eletrônica fez até com que o ministro Gilberto Gil pegasse carona no show dos espanhóis Carlos Fernandez e Carlos Lopez, que vieram ao Campus Party demonstrar a tecnologia.
A Reac Table mistura câmeras, objetos de plástico, símbolos e softwares para oferecer um modo instintivo de criar música eletrônica. Sem regras e nomes complicados, basta que o usuário movimente peças de plástico sobre a superfície da mesa para gerar efeitos sonoros e criar desde distorções até seqüências de baterias. Confira um vídeo da Reac Table abaixo:.



Uma câmera posicionada na parte inferior da mesa grava os movimentos realizados na superfície e envia as informações para um computador que codifica os dados e transforma a seqüência em música. O segredo está nos símbolos de cada objeto colocado sobre a Reac Table.

Um cubo grande, por exemplo, é o gerador de som. Ao seu redor podem ser colocadas peças menores para interferir nas ondas sonoras – distorcendo e amplificando o som, por exemplo. O computador identifica qual ícone está em ação na mesa e reproduz o efeito desejado.

Criado pelo professor Sergi Jordà, da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, a Reac Table tem cinco anos de vida e ainda é um protótipo, mas pode começar a ser comercializada no final de 2008. “É uma coisa que não tem preço”, diz Carlos Lopez, músico que faz shows com a mesa em casas noturnas da Espanha e países vizinhos. Carlos Fernandez, estudante responsável por criar novas linhas de pesquisa baseada na tecnologia, conta que Björk é a única pessoa que tem a mesa. Segundo ele, a cantora utilizou o instrumento em sua última turnê.

A Reac Table não exige número mínimo ou máximo de participantes, e nem conhecimento teórico de música. Basta seguir a intuição, obervando as linhas que se formam na mesa, os ícones de cada objeto e a interação entre todas as peças na mesa. “Não existem regras, vale a criatividade”, diz Carlos Lopez, músico que faz shows com a mesa em casas noturnas da Espanha e países vizinhos.

Carlos Fernandez, estudante responsável por criar novas linhas de pesquisa baseada na tecnologia, conta que Björk é a única pessoa que tem a mesa. Segundo ele, a cantora utilizou o instrumento em sua última turnê.



fonte: G1

_________________
Aprenda alguns comandos da janela de postar do forum: click aqui

............
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://emusicplanet.forumeiros.com
 
29/02 Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJ
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 10 razões para tocar um instrumento musical
» Envelopamento de instrumento
» Endorser, vaidade ou o que?
» Brasil Loop Contest 2010 (RC-2 Loop Station)
» Seguro de Instrumentos - Alguem Já fez?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: E-music Planet :: Bate papo!-
Ir para: